Transformando Desafios em Oportunidades: Seu Parceiro Contábil de Confiança!
Comece sua jornada rumo ao sucesso financeiro agora! Contate-nos.
Quero conhecer maisAlém de superar aqueles momentos em que parece que o cérebro trava e que nada nos ajuda a concluir uma demanda, algumas mudanças na rotina também são capazes de impulsionar nossa criatividade.
Isso porque a habilidade de ter novas ideias também pode ser exercitada, e é por isso que resolvemos compartilhar com você algumas dicas que podem aprimorar esse processo.
Se você vai começar uma atividade que exige bastante concentração e precisa estar com a mente aberta para enxergar possibilidades, esqueça aquela playlist com suas músicas favoritas.
Isso mesmo! Aposte em músicas que você nunca ouviu, e de preferência em uma língua que você não domine - assim você evita ficar prestando atenção especificamente na letra na música. Por exemplo, a autora desse texto ouviu (pela primeira vez) a playlist Calm Vibes, do spotify, enquanto escrevia sobre o tema. Clique aqui para ouvir também!
Essa dica vale tanto para os mais adeptos da tecnologia, quanto para os que não abrem mão do bom e velho caderninho. O importante é não deixar uma ideia se perder. Seja no celular ou em um pedaço de papel, anote cada insight no mesmo momento em que eles aparecerem.
Se você acha que carregar um caderninho além do celular dá muito trabalho, temos duas sugestões de aplicativos que podem ajudar muito na tarefa *lembretes - além de serem ótimos para anotar suas demandas. Afinal, organização deixa a nossa cabeça mais livre para a criatividade. E em pouco tempo você terá, literalmente, uma coleção de ideias.
Sugestão de apps (que podem ser usados tanto no celular quanto no desktop):
Trello: https://trello.com/.
Wanderlist: https://www.wunderlist.com/pt/.
Como é possível estimular sua criatividade se você sabe que tem outras 15 demandas para entregar, e não faz ideia de qual delas fará primeiro?
Aproveite os aplicativos que indicamos (ou dê mais uma atividade ao seu caderninho) e logo pela manhã faça uma lista do que você tem que fazer durante o dia. Parece óbvio, mas a sensação de controle sobre as suas demandas dá mais segurança e tranquilidade para ter novas ideias - é como se, literalmente, você esvaziasse seu cérebro das preocupações, deixando-o livre para criar.
Faça isso de uma forma que você não perca muito tempo procurando coisas importantes. Folhas de rascunho, seu caderninho, blocos adesivos, canetas ou lápis precisam estar sempre por perto (como se você estivesse planejando um cantinho especial para a organização de ideias).
Ter a mesa limpa e organizada aumenta sua produtividade. Um ambiente agradável faz muita diferença na hora de criar. Teste!
Mesmo que você trabalhe em um escritório e tenha que cumprir restritamente seu horário, isso não impede que você faça pausas e se distraia com outras atividades. Fazer isso por cinco minutos pode resultar em mais produtividade, o que significa mais trabalho em menos tempo. No final das contas você ainda terá vantagem em parar alguns minutos em vez de insistir em uma mesma tarefa na qual está preso há mais de duas horas sem resultados.
E não é preciso muito para dar aquela esfriada na cabeça. Levante da cadeira (sim, não vale ficar na frente do computador), vá ao banheiro, aproveite para lanchar ou tomar um café, dê uma volta no escritório e converse com alguém por alguns minutos. Qualquer atividade que o distraia daquilo que estava fazendo já ajuda - e muito.
A leitura é uma fonte inesgotável de conhecimento. Além de aumentar o nosso vocabulário, ler estimula muito a imaginação, liberando e desenvolvendo o processo criativo. E não precisa ser obrigatoriamente um tema de estudo, pode ser uma leitura de lazer, como romances, quadrinhos, crônicas, colunas de jornal. Enfim, não importa qual seja a categoria de livros que você mais goste, o importante é ler.
Vire o computador de lado, troque de cadeira, adquira blocos adesivos bem coloridos e os deixe a vista, mude o local em que apoia sua caneca de café, traga as fotos da sua família. É tão simples que a maioria das pessoas não se dá conta e, seja qual for a mudança - da mais aparente até a menos perceptível, possibilitará a você novos ambientes e, por consequência, novas ideias!
Se você trabalha em casa, tente trocar de lugar de vez em quando, principalmente nas horas em que precisa fazer algo novo, ou antes de começar alguma demanda que exigirá bastante concentração. A troca pode ser de cômodo ou de lugar. Pegue o notebook e vá para a cozinha, para a sala ou para outro quarto. Ou, por que não, passe algumas horas trabalhando em uma biblioteca, em uma cafeteria, ou em um shopping (vários contam com livrarias que servem como ambiente de inspiração e criatividade para qualquer um).
Você conhece a TED? Trata-se de uma organização sem fins lucrativos dedicada à divulgação de ideias, geralmente sob a forma de conversas curtas com 18 minutos ou menos de duração.
Ou seja, você não precisa ir a um evento específico para assistir uma palestra. E nem sempre boas palestras tem a ver com o tempo de duração. A TED tem palestras incríveis, sobre diversos temas, e todas disponíveis gratuitamente em vários idiomas. O importante é estar disposto a assistir conversas que podem inspirar você.
Quer um exemplo? Assista o vídeo abaixo! Nilofer Merchant propõe (em 3 minutos e 24 segundos!) uma maneira diferente de fazer reuniões.
Não se prenda ao que falamos aqui. Use as dicas para iniciar seu processo criativo. Se conversar com seu colega não o deixou mais relaxado para voltar a atividade que estava fazendo, tente outra coisa. Use os momentos de trava da criatividade (o que é totalmente normal, acontece com todo mundo!) para conhecer novos métodos. E vá testando. O importante é começar, você inicia esse processo e aos poucos vai se conhecendo melhor, identificando técnicas que aumentam sua produtividade e que dão espaço para novas ideias.
Comece a praticar e depois nos conte o que deu certo, e como você conseguiu ter novos pensamentos e soluções criativas mesmo em meio à correria do dia a dia!
Fonte: Contador Parceiro Safeweb
Todos os direitos reservados ao(s) autor(es) do artigo.
Olá!
Escolha alguém do nosso time para conversar.
CTL Contabilidade e Gestão